SOLENIDADE

Homenagem e inauguração marcam os 73 anos da Intendência

Publicada em: 25/08/2014 09:57
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Desfile da tropa  Sgt Johnson Barros / Agência Força Aérea“Administrador por vocação, o Oficial Intendente tem sido empregado nos mais variados campos da atividade gerencial, desde os serviços de subsistência, passando pelo suprimento, licitações, finanças, além de outros, sem abdicar, no entanto, de sua mais relevante missão: a intendência em campanha”

Essas palavras são do ex-Diretor de Intendência, Major-Brigadeiro Altevo Volotão. Ele foi homenageado durante a solenidade que celebrou os 73 anos da Intendência da Aeronáutica, nesta sexta-feira (22/08), no Depósito Central de Intendência, no Rio de Janeiro. O evento foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Ricardo Machado Vieira, e contou com diversas autoridades civis e militares.

Além dos exercícios da FAB, a Intendência apoia também as ações de presença brasileira promovidas pelo Ministério da Defesa no País e no exterior. “Essa vertente do Quadro do Acanto complementa a nobre missão da logística e promove o apoio incondicional do ser humano”, ressaltam o Major-Brigadeiro José Manhães Ferreira e o Major-Brigadeiro Eurico José de Lima, na Ordem do Dia.

A Intendência passa a contar, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, de instalações da divisão de apoio às operações para dar suporte às manobras a serem realizadas pela FAB. “Vivencia-se um momento de profunda reavaliação da estrutura do Comando da Aeronáutica, a qual poderá trazer adequações administrativas e estruturais”, destaca a Ordem do Dia.

Revista à tropa  Dia da Intendência
A solenidade de comemoração aos 73 anos da Intendência começou com a revista à tropa feita pelo Tenente-Brigadeiro Ricardo Machado Vieira. Em seguida, os militares cantaram a Canção da Intendência e o Major-Brigadeiro Volotão foi homenageado. Logo após, foi lida a Ordem do Dia. Por fim, houve o desfile da tropa, composta por nove Grupamentos, entre eles: Banda de Música da Base Aérea dos Afonsos, Grupamento das Bandeiras Históricas, Grupamento Armado, Grupamento dos Aspirantes a Oficial Intendente e Grupamento dos Soldados de Intendência.

O evento contou também com uma Exposição da Intendência Operacional, exibindo equipamentos de apoio ao homem em missão em locais desprovidos de infraestrutura adequada, além da apresentação dos uniformes do novo RUMAER e de itens produzidos na Fazenda da Aeronáutica como aguardente, iogurte e doce de leite.

Exposição da intendência  Entre as autoridades presentes estavam: o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista; o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro Luiz Carlos Terciotti; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro Rafael Rodrigues Filho; o Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Paulo Roberto Cardoso Vilarinho; o Presidente da Caixa de Financiamento Imobiliário da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marco Aurélio Gonçalves Mendes; e o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro Raul Botelho.

O aspirante Jonathas Henrique de Mello, de 23 anos, vai ser promovido a Oficial Intendente no próximo dia 31 de agosto. Para ele, está entre pessoas que fizeram e fazem a história da Aeronáutica é um motivo de orgulho. “Essas pessoas são exemplos morais, éticos e profissionais em quem eu me espelho para seguir a minha carreira”, conclui ele.

Assunto(s): ,